Brasília, 27 de fevereiro de 2014 – Oito estudantes do Curso Técnico de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Campus de Boa Vista, e seis alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Gonçalves Dias conversaram em tempo real com o astronauta norte-americano Michael Hopkins abordo da Estação Espacial Internacional (ISS,.na sigla em inglês).
O contato, por cerca de dez minutos, ocorreu há duas semanas quando o laboratório espacial passou sobre a Região Norte a 420 quilômetros de altura. A comunicação realizada via rádio foi feita por meio do projeto Radioamador na Estação Espacial Internacional (Ariss), desenvolvido e gerenciado pela agência espacial norte-americana, Nasa.
A proposta de inscrever a escola estadual no projeto foi do radioamador Paulo Costa Leite, que também é orientador educacional da instituição. Ele conta que direção abraçou a ideia envolvendo as disciplinas de Física e Geografia. Em fevereiro de 2012 o projeto foi enviado à Nasa, que em setembro de 2013 comunicou que ele fora aceito.
Incentivo – A montagem de uma estação de radioamador na Gonçalves Dias teve a participação dos estudantes da IFRR, que se integraram ao projeto. “Depois desta experiência eu e vários de meus colegas passamos a ter um interesse maior pela área espacial”, comenta Danilo Lima, de 17 anos, um dos alunos do Instituto.
Segundo ele, agora a intenção dos estudantes é se organizarem para planejar outras atividades envolvendo a área espacial como, por exemplo, participação em eventos científicos e educacionais e programar visitas a instituições nacionais que desenvolvem atividades no segmento aeroespacial.
Os equipamentos para montar a estação de rádio na ISS foram levados ao laboratório pela missão STS-106. O projeto Ariss, é uma iniciativa educacional internacional com a intenção de estimular estudantes a seguir carreira nas áreas de ciência e tecnologia, e está aberto a todos os países mediante inscrição de uma proposta de projeto de pesquisa.
O Brasil já participou por cinco vezes do Ariss. Roraima é o segundo estado que sedia a iniciativa, registrada anteriormente apenas no Rio de Janeiro.
Foto: Professor Paulo Leite (E) testa com aluno o contato com a ISS.
Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)